Com a proposta de melhorar a usabilidade de sistemas, a Prefeitura de Porto Velho promove o curso “Docker e Kubernetes” aos servidores da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI). A capacitação busca ofertar um acesso mais rápido e estável ao sistema do Executivo Municipal.
Ao todo, 16 servidores, entre desenvolvedores, analistas de sistemas e programadores participam do curso. Na prática, eles terão suas capacidades técnicas expandidas no que se refere ao desenvolvimento e infraestrutura. A SMTI tem disponível, atualmente, um parque tecnológico robusto com data center, capaz de gerenciar várias máquinas de maneira virtual.
“Esses equipamentos são da parte lógica e de sistemas da Prefeitura. Nesse sentido, a vinda do treinamento é para maximizar os recursos utilizados, pois a tecnologia diminuiu a quantidade de recursos em equipamentos para estar atendendo a demanda”, informou o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas (Desis) da SMTI, Jackson Emmerich.
[Curso busca melhorar usabilidade de sistemas da Prefeitura] Curso busca melhorar usabilidade de sistemas da Prefeitura O curso acontece em duas etapas e encerra na próxima semana. Após o treinamento, os líderes de equipe terão a responsabilidade de transferir os conhecimentos adquiridos.
DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES
O instrutor e especialista em tecnologia, Samuel Gonçalves, de Goiânia (GO), destaca que o treinamento proporcionará que as tarefas sejam mais automatizadas na criação de infraestrutura e base tecnológica para o desenvolvimento de soluções. A mudança refletirá diretamente no usuário.
“Haverá maior disponibilidade dos serviços e mais agilidade para aqueles que forem usar um sistema oferecido pela Prefeitura, além da maior segurança. Tudo sem que haja a queda do sistema. O trabalho considera uma reconstrução de soluções
mais maduras”, lembrou.
AS FUNCIONALIDADES
Docker são ferramentas consideradas poderosas para desenvolver e gerenciar softwares. Um tipo de aplicação onde é inserido um código da aplicação nos seus ambientes. A ferramenta vai facilitar a distribuição e, com isso, proporcionar um sistema mais rápido e sem quedas. Já o Kubernetes é um orquestrador, ou seja, gerencia os contêineres. Ele possui uma inteligência que vai permitir a atuação do gerenciamento automático e de maneira elástica.
---------------------------------------------------------------
Fonte : Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Fontes adicionais sobre Docker e Kubernetes