www.googletagmanager.com SMTI - Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa Ir para conteúdo

QUALIFICAÇÃO
Prefeitura de Porto Velho capacita servidores para operar novo sistema de geoprocessamento

25/Abr/2023 - 12:18

Após mais de 20 anos, município vai ter informações de geoprocessamento atualizadas

Nova base cartográfica vai trazer maior aproximação e mais precisão nos dados

Para capacitar os servidores do município a operacionalizarem o novo Sistema de Informações Geográficas (SIG), a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), iniciou nesta terça-feira (25) o treinamento do primeiro módulo, que se estenderá até a próxima sexta-feira (28), entre as 8h e 14h, no laboratório de informática do Instituto Federal de Rondônia (Ifro/RO), Campus Calama.

Por determinação do prefeito Hildon Chaves, o município contratou uma empresa para realizar a atualização da base cartográfica, em conjunto com o novo SIG. O último trabalho nessa linha havia sido realizado em 2001. Além da Sempog, servidores da Semur, da Sema, da PGM, da SMTI e da Semfaz também participam do treinamento.

"Essa nova base cartográfica vai trazer maior integração e mais precisão nos dados, permitindo que o município possa estabelecer suas ações e políticas públicas com mais eficiência. Esse sistema era esperado e está em fase inicial de implantação, com o treinamento dos servidores que irão acessar e operacionalizar os dados", explicou a subsecretária de Planejamento e Servidores da Sempog, Raísa.

"Há mais de 20 anos que não tínhamos informações cartográficas atualizadas. Daí a importância desses dados, que foram coletados na cidade e também nos distritos, permitindo conhecer de forma detalhada lotes, terrenos, imóveis, áreas ambientais e outros, servindo de base para ações como mobilidade urbana, por exemplo", completou Raísa.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Sempog

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI